11 de agosto de 2009

Análise da Pré-Época

Recuso-me a fazer qualquer tipo de previsões. Nunca tive jeito para Zandinga e prever quem será o campeão numa prova que dura uns quantos meses e onde está em jogo, acima de tudo, a regularidade é tarefa impossível.

No que toca a análises, posso dar uma achega ao que se passou durante a pré-época, se bem que esta fase pouca ou nenhuma influencia terá para a entrega dos títulos.Se houvesse somente pré-época, o campeão, o vencedor da Taça de Portugal, da Liga Europa, da Taça da Liga e demais "cups" estava encontrado.
Mas, como vimos nos últimos anos, os campeões da pré-época e até os de inverno têm alcançado resultados negativos, pois a regularidade é o facto mais premiado.

O benfas reforçou-se bastante e com valores de reconhecida qualidade: Saviola, Garcia, Ramires e Keirisson são jogadores que vês acrescentar valor ao plantel encarnado. Djisas já demonstrou mais do que uma vez que é treinador para colocar uma equipa a jogar com qualidade (joga bonito!), mas falta saber como lida com a pressão e com o primeiro fracasso no leme de um grande.
Como é apanágio, os lamps têm os melhores jogadores do mundo. Segundo a lampTv, falam do Messi, mas o saviola é o próximo maradona da argentina (isto dito por um gajo que acompanhou de perto o campeonato argentino, pois viveu lá 6 meses... é pena que, durante essa estadia, tanto o Messi como o enorme saviola já jogassem nessa altura na europa).
Falta saber se conseguirá contruir uma equipa!
Outra situação que poderá levantar problemas é o excesso de estrelas e o problema de ter de colocar alguma delas no banco. Um exemplo: no ataque existe Saviola, Cardoso e Keirisson, este último emprestado pelo Barça, tendo-lhes custado algo como 18M€ - não acredito que tenha vindo para a Luz para ficar no banco. Quem é que JJ irá encostar?
Outros casos poderão fazer moça no plantel.

O clube dos corruptos do nuorte continua a ser o principal favorito, nem que seja pela hábito de vencer. Perdeu algumas peças fulcrais, como Lucho e Lisandro. Para o lugar do primeiro, creio que Belluci está à altura, mas falta a referência no ataque. Farias e Varela não são os valores para fazer esquecer Lisandro. O facto de terem mantido Bruno Alves mantém o Porto com uma estrutura capaz de se manter na linha da frente.

O meu Sporting teve uma pré-época abaixo das expectativas, facto que não deixa de preocupar, mas também não me assusta. Temos tempo para nos colocar em forma e a jogar futebol com a qualidade desejada. Apenas temo que esta qualidade não chegue a tempo de ultrapassar este último obstáculo na entrada para a Liga dos Campeões.
A defesa tem estado premiável onde o único elemento que tem estado à altura é Daniel Carriço. Os laterais continuam a não ter a influencia necessária no seio do plantel.
O meio campo tem apresentado algumas lacunas, principalmente na transição para o ataque, faltando bolas na zona decisiva. Matias Fernandez ainda se está a ambientar e estou convencido que será mesmo um reforço de qualidade. Moutinho não está num pico de forma, assim como Vukcevic. Miguel Veloso é quem tem apresentado uma melhor performance.
No ataque, faltando inspiração a Leidson, não há outra solução senão Caicedo. Sendo o último elemento a entrar no plantel, ainda não teve tempo suficiente para mostrar o que vale. Djaló deveria fazer uns treinos nas escolas para voltar a aprender a dominar uma bola; Postiga tem de render mais, muito mais!

A maior esperança que tenho é que esta equipa tem potencial para render muito mais que aquilo que está a fazer. Se conseguir elevar os índices de confiança (esta vitória sortuda sobre o Twente pode ter esse efeito) e mostrar maior entrosamento entre os vários sectores, acredito numa boa época que nos levará ao desejado título nacional. No entanto, admito que esperava muito mais nesta altura, até porque as alterações no plantel foram mínimas e os automatismos da equipa deveriam estar bastante mais asimilados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário