26 de agosto de 2009

Mais que um jogo de acesso à Champions




O Sporting está em Florença para disputar, esta noite, o acesso à Champions League. Poderia tratar-se apenas e só deste acesso, mas dados os últimos acontecimentos do futebol leonino, este jogo representa muito mais que isso.

O acesso à liga milionária é deveras importante para qualquer clube, não só pelo prestígio e experiência que dá ao clube e jogadores, como pelo retorno financeiro resultante. O Sporting atravessa dificuldades financeiras e os “trocos” extraordinários que vêm da Uefa são decisivos para o equilíbrio orçamental.
Até aqui, este jogo seria como qualquer outro de acesso à fase de grupos.

Mas este jogo representa muito mais que isso.
A derrota caseira contra o Braga e, sobretudo, as paupérrimas exibições que temos assistido nos jogos do Sporting (excepção feita para o jogo com a Fiorentina) colocam em perigo a posição da estrutura técnica do Sporting. Paulo Bento e Pedro Barbosa estão com as suas posições ameaçadas, pois quer o jogo desta noite, quer o próximo desafio da liga nacional serão decisivos para uma tomada de decisão da SAD.

Algo vai mal no reino do Leão, isso é certo. Se não houvesse este perigo, JEB já tinha vindo a público, como é normal nestas situações, defender o seu treinador. A verdade é que ainda não o fez e estará à espera dos próximos desenvolvimentos.

Manda o coração verde e branco que tenha esperanças para esta noite e confiança no apuramento para a fase de grupos da Champions League.
O jogo é complicado, é certo. Mas a Fiorentina também não se mostrou nenhum papão quando actuou em Alvalade. É uma equipa manhosa e que beneficiou dos erros da defensiva do Sportring e da equipa de arbitragem.
Hoje o Sporting tem de ter uma atitude em campo semelhante à apresentada na 1ª mão. A consistência e concentração defensiva tem de estar no máximo, pois à primeira escorregadela os italianos não perdoam. E o Sporting terá forçosamente de ter uma atitude activa e atacante. Não pode ficar expectante, pois é o Sporting que tem de procurar marcar.

Certo, certo é que às 19:45h estarei sentado em frente à TV a sofrer pelo meu Sporting.
A ver vamos se o jantar me cai bem...
Saudações Leoninas

Nenhum comentário:

Postar um comentário